Brasil
USA
Espanhol
Japão
França
Alemanha
Itália
Coréia

3. CONVITE para uma viagem virtual inesquecível pelo vasto perímetro do Brasil.

OLA!!! VOCÊ aceita realizar um passeio virtual pelo vasto perímetro do Brasil?

 

   Esta aba – História Pública e Linha do Tempo – aborda apenas propostas educacionais relacionadas com a produção de trabalhos escolares, conclusivos de cursos (TCC, por exemplo), e/ou outras apresentações e defesas públicas que exijam "provas" de conhecimentos e de habilidades profissionais.

   Como já alertamos, colocar uma proposta dissertativa no papel e defendê-la publicamente, com fundamentos em pesquisas confiáveis (bibliografia e fontes básicas de consultas), às vezes aflora como um problema a resolver na vida acadêmica e/ou profissional.

   Iniciamos nossos estudos com uma recomendação metodológica, por meio do link abaixo, com a devida autorização da Even3.

   Clique sobre a imagem abaixo para acessar a Metodologia Científica, modelo Even3/ICOMOS Br.

 

   Pela indiscutível importância dos três verbos indicativos - Dissertar, Defender e Justificar -  para a produção de trabalhos escolares, inserimos neste projeto educacional, um tema que nos parece fundamental para a preservação da nossa História, abrindo alguns caminhos de acesso para os fortes e fortalezas coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil, indicados, como “conjunto de bem seriado”, para o Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

   Inúmeros estudos acadêmicos sobre fortificações coloniais, ricamente ilustrados estão disponíveis em diversos portais das áreas da Cultura, do Turismo e da História, mostrando o lado belo da arquitetura militar dos séculos XVI, XVII e XVIII.

     Esperamos estar chegando perto de um dos objetivos do ChatGPT (IA), no que diz respeito ao procurar e escrever sobre “qualquer coisa”. As fortificações coloniais do Brasil são a “qualquer coisa”, que buscamos alcançar, por meio de inúmeros links de acesso às diferentes publicações disponíveis na Internet. Essa busca de exemplos talvez auxilie os estudantes no desenvolvimento de um “conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais", na definição do EducaMídia.

    Uma das buscas mais profundas pode ser realizada na plataforma mundial "academia.edu". Clique sobre a figura abaixo e duas vezes (<) para retornar. 

   Esperamos, assim, surpreendê-lo de forma positiva com o nosso desejo de bem servir, expondo o saber acadêmico de ex-professor de três importantes escolas de pós-graduação do Exército Brasileiro, nos níveis especialização, mestrado em operações militares e doutorado em ciências militares e, também, atuante por 25 anos no magistério civil, aposentado como professor emérito da Universidade Católica de Santos, onde o projeto educacional encontra-se disponível na aba de extensão universitária. Clique sobre a figura abaixo e retorne (<).