Brasil
USA
Espanhol
Japão
França
Alemanha
Itália
Coréia

4. FORTALEZA DE SANTO AMARO: FAÇA, DEFENDA E JUSTIFIQUE A SUA MONOGRAFIA SOBRE O LADO BELO DA ARQUITETUR MILITAR COLONIAL.

EXEMPLOS preparatórios para a produção de trabalhos escolares, com indicação metodológica – Dissertar, Defender e Justificar – e quatro abordagens diferentes sobre um mesmo tema.

    Iniciamos este arquivo com um agradecimento ao amigo Elber Justo - presidente da MSC Brasil -, pelo apoio à edição impressa de um livro educacional de domínio público, aqui indicado como fonte básica de consulta para a produção de trabalhos escolares e acadêmicos.

   "A iniciativa de publicar o livro “Fortins, Fortes, Fortalezas ... Por eles veremos o Brasil edificado” tem uma série de vieses importantes para a nossa sociedade, em especial para a região da Baixada Santista. Em primeiro lugar, é de fundamental relevância para a valorização da memória da nossa região e da nossa costa. É por meio de projetos como estes que conseguimos manter viva a nossa história. Em tempos em que a história é escrita diariamente, disseminar fundamentos históricos de forma séria e responsável é de extrema importância para que se consiga registrá-los de maneira criteriosa e confiável. Este cuidado com os fatos históricos é fundamental em projetos que têm como um dos objetivos atingir os representantes das gerações futuras e muni-los de informações para que fatos, pesquisas, dados e cenários não se percam no decorrer do tempo. Dividir conhecimento é dever de todos que prezam pela manutenção da história e pela unificação de seus momentos. E esta obra tem papel fundamental para resgatar e valorizar acontecimentos que fizeram parte do nosso passado, moldaram nosso presente e formarão nosso futuro."

Elber Justo, MSC

   

     O livro impresso (esgotado) foi distribuído em palestras realizadas na UNISANTA (auditório), na Pinacoteca Benedicto Calixto e no auditório do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. A Navegar Editora, por deferência do seu proprietário, Rubenal Hermano, nos auxiliou na diagramação e a Profa. Dra. Katya Patella, da Academia Santista de Letras, nos brindou com a revisão do projeto educacional. Por outro lado, boa parte do conteúdo histórico e das imagens foram creditadas ao amigo Victor Hugo Mori, arquiteto do IPHAN que executou as obras de restauro, para que a Fortaleza de Santo Amaro pudesse renascer nas ruínas e almejar um possível reconhecimento como Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

_____

   Esta aba - "linha-do-tempo" - do projeto EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Fortes, fortalezas e integração nacional é dedicada exclusivamente a um conjunto de propostas para a produção de trabalhos escolares (TCC, p/ex.) e/ou para outras situações que exijam “provas” de conhecimentos profissionais específicos.

   Está estruturado sob três verbos indicativos:

   Dissertar (saber redigir um texto sobre um tema educacional)

   Defender (saber apresentar publicamente o conteúdo do texto dissertativo)

   Justificar (indicar corretamente as fontes de consulta referenciais)

   Os exemplos desenvolvidos nesta aba da “linha-do-tempo” estão no formato tradicional: Síntese, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Bibliografia e outras fontes de consulta. São exemplos simples, com poucas páginas e apenas algumas ilustrações, como ocorre normalmente nos trabalhos escolares, até mesmo para avaliar a capacidade de síntese de um estudante ou de um profissional.

________

     Neste primeiro arquivo introdutório apresentamos diferentes "técnicas" dissertativas sobre um único tema central: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (1584), Guarujá, SP, mais expressivo conjunto arquitetônico-militar colonial do Estado de São Paulo, indicado, como "bem seriado", para o Patrimônio Mundial pela UNESCO. A fonte de consulta básica é um livro digital do autor, com link ao final deste arquivo. 

______

     Os exemplos indicados abaixo não estão com as formalidades exigidas pela Metodologia Científica, pois a introduziremos mais adiante, nos próximos arquivos. Sugerimos, todavia, o uso da METODOLOGIA CIENTÍFICA utilizada pela empresa [email protected], Comissão Científica do 5º Simpósio Científico ICOMOS/LAC, com a devida autorização de uso solicitada a partir de um tema desenvolvido no referido Simpósio Científico, na qualidade de membro do ICOMOS/Brasil - BRA 36714.

   Acesse o Guia da Monografia Científica da Even3 blog (Pesquisa Científica), "utilizado também no Trabalho de Conclusão de Curso"::

_______ 

PREMIAÇÃO E VÍDEOS MOTIVADORES

   No dia 28 de setembro de 2023 um pequeno vídeo sobre a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (1584), Guarujá, SP, recebeu o prémio “Apollo de Melhor Animação”, no V Festival MILITUM-2023.

   Acesse aqui os filmes premiados no Festival Militum 2023, da Pátria Filmes: