4 - PAINÉIS_EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA_Defesa do Porto de Santos.

Conjunto de cinco (5) painéis relacionados com a participação de José Bonifácio, Patrôno da Independência do Brasil, na Guerra Peninsular (1808/1812), como tenene-coronel comissionado do Exército de Portugal.

Durante as guerras napoleônicas, José Bonifácio de Andrada e Silva, Professor da Universidade de Coimbra, participou como voluntário do "Corpo Acadêmico" do Exército de Portugal (1808/1812), alcançando a patente de Tenente-Coronel e Comandante do Batalhão de Professores e Alunos, em especial na Batalha do Rio Côa (1810).

Um dos dois maiores painéis que ornamentam o Pantehon dos Andradas, Santos, SP, retrata, em bronze, sua atuação como voluntário do Exército de Portual (Elio de Giusto, 1923).

A Exposição Iconográfica está instalada na Casa do Trem Bélico, Santos, SP.

 

 

Clique no link abaixo:

https://www.academia.edu/81755057/SISTEMA_DEFENSIVO_DO_PORTO_DE_SANTOS_Paineis_iconograficos

Crédito de imagens

Painel 1: Logomarca do Movimento Pró-memória José Bonifácio e das instituições que apoiam que apoiam, sem ônus, este projeto educacional. Os irmão Peralta apoiaram os custos materiais de produção dos painéis iconográficos.

Painel 2: Antônio Carlos Freddo (foto Fza Sto Amaro); Mapa do Circuito dos Fortes, AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista); e, fotos aéreas de Victor Hugo Mori/Iphan.SP.

Painel 3:  Fotos de Victor Hugo Mori; e, mapa do Século XVIII, “Parça de Santos”, Biblioteca Nacional.

Painel 4: detalhe do mapa do Séc. XVIII, fotos de Victor Hugo Mori, Antônio Carlos Freddo, Berenice Kaufman; Marcos Valin e internet (perquisa).

Painel 5: Fotos Toni, Comunicação Visual e Ivan Di Ferraz; e, QRCod do projeto educacional.

Diagramação e dissertação: autor do projeto educacional.



© Secomandi.com.br - Projeto Educacional