ORIENTAÇÃO E EXEMPLOS SOBRE A PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS.
Esta proposta educacional está estruturada sobre as partes mas sensíveis da produção de trabalhos acadêmicos – Síntese (Abstract), Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas –, apoiadas em três verbos indicativos: Dissertar (saber redigir uma proposição qualquer), Defender (saber defendê-la publicamente) e Justificar (saber indicar as fontes de consulta confiáveis, usando as normas da ABNT).
Os inúmeros exemplos, desenvolvidos nos arquivos (4 a 9), possuem dimensões apropriadas para explorar a capacidade de interpretação correta e concisa de um tema educacional proposto, limitado na quantidade de páginas e de ilustrações como ocorre normalmente. São de acessos rápidos, sem download, e abrigam informações e ilustrações que o autor coletou, durante 30 anos (1993-2023).
ABRANGÊNCIA DO PROJETO EDUCACIONAL
Esta Linha do Tempo abrange dezenove fortificações coloniais representativas de todas as regiões geográficas do Brasil, indicadas como “conjunto de bem seriado” para o Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Trata-se de um sistema defensivo ímpar, pela finalidade, pelas técnicas construtivas autóctones e pelos desafios enfrentados durante o longo passar dos séculos, dentre eles, as intempéries e, por vezes, o terrível abandono.
O “conjunto de bem seriado” chamou a atenção do mundo por “marcar a presença” portuguesa num imenso território cujo entorno ultrapassa meia volta ao globo terrestre, pela linha imaginária do Equador.
E tudo foi construído durante o longo período colonial (séculos XVI, XVII e XVIII) em sua maior parte por meio de sesmarias, com ampla distribuição de terras a donatários, em nome do rei e da coroa portuguesa, visando repassar as responsabilidades pela defesa terrestre da colônia, em troca de mercês e títulos honoríficos.
Aborda também uma viagem marítima real, reproduzindo 450 anos depois (2015) da epopeia de Estácio de Sá realizada em 1565 para expulsar os franceses da chamada França Antártica.
A viagem, com cinco "caravelas dos nossos dias" (veleiros oceânicos), partiu do Forte de São João, Bertioga, SP, para alcançar a Fortaleza de São João, na entrada da Baía de Guanabara, RJ. Estas duas fortificações coloniais constam da referida Lista Indicativa para o Patrimônio Mundial.
Parece, contudo, não haver interesse maior em atender as exigências da UNESCO sobre alguns pontos do extenso dossiê preliminar enviado pelo IPHAN em fevereiro de 2021. Não existe também, qualquer mobilização da sociedade civil no que diz respeito ao “pertencimento”, importante atributo a ser avaliado para obtenção de um reconhecimento mundial, embora possa ser traduzido de forma bem simples: “se não for importante para nós, não será para a humanidade”.
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Mas, você pode iniciar a sua ambientação sobre a proposta indicativa acessando a plataforma "fortalezas.org" da Universidade Federal de Santa Catarina e, em seguida, nos acompanhar numa longa caminhada que começou em 1993.
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REVENDO uma longa jrnada de pesquisas sobre fortificações coloniais que teve início no dia 2 de setembro de 1993, data da assinatura do Protocolo de Intenções firmado pelo IPHAN, UNISANTOS e Prefeitura de Guarujá, dando início às obras de restauração da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá, SP.
Por conta daquele evento histórico, dei início a uma série de publicações e de apresentações em seminários internacionais promovidos pelo ICOMOS/ICOFORT.
Para o evento marcante do dia 02 de setembro de 1993, tive a grata satisfação de publicar no Vol XIX da Revista Leopoldianum / UNISANTOS, um artigo com o título “A História, a batalha, as crônicas, as intenções”. Trata-se de uma síntese sobre as treze crônicas da saudosa jornalista Lydia Federici (1919-1994), sobe o longo projeto de restauração da Fortaleza de Santo Amaro, com obras de restauro que ocorreram em 21 de abril de 1997.
Infelizmente ela não pode desfrutar do resultado de suas crônicas.
Reproduzimos, a seguir, a composição de fotos do arquiteto do IPHAN/SP, Victor Hugo Mori, responsável pelo exemplar processo de restauração da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá, SP.
A Enciclopédia Livre Wikipédia, reproduz parte de documento oficial do IPHAN/SP, sobre o processo de restauro da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá, SP.
Consta do artigo acima: "em 2 de setembro de 1993, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Prefeitura Municipal de Guarujá e a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), visando a restauração do conjunto. A reinauguração teve lugar em 21 de abril de 1997, tendo como padrinho o professor Élcio Rogerio Secomandi, assim homenageado pelo entusiasmo e dedicação ao trabalho desenvolvido. Destaca-se no processo a doação para a capela do conjunto, do mural 'Vento Vermelho', de vinte metros quadrados, pela família do artista plástico Manabu Mabe".
Você pode acessar outro artigo - a "História, a batalha, as crônicas e as intenções" - clicando sobre a imagem abaixo.
O artigo indicado acima, contém a "História, a batalha, as crônicas e as intenções" que resultaram no "salvamento" do mais expressivo conjunto arquitetônico-militar colonial do Estado de São Paulo. A saudosa jornalista Lydia Federici (1919-1993), autora das treze crônicas publicadas no Jornal A TRIBUNA, nos deixou uma trajetória de "sobrevida" de um monumento histórico nacional, que muito se assemelha à vida da ave Fênix, da mitologia grega, como símbolo de força, de renascimento, em busca da eternidade.
As figuras abaixo dão acesso ao vídeo experimental sobre a Fortaleza de Santo Amaro, vencedor do Prêmio Apollo de Melhor Animação, Festival Millitum/2023, realizado pela Pátria Filmes, com apoio da DPHCEx (Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro).
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ALGUNS EXEMPLOS NO FORMATO DISSERTAR, DEFENDER E JUSTIFICAR
Como já alertamos, colocar uma proposta dissertativa no papel e defendê-la publicamente, com fundamentos em pesquisas confiáveis (bibliografia e fontes básicas de consultas), às vezes aflora como um problema a resolver na vida acadêmica e/ou profissional.
Pela indiscutível importância dos três verbos indicativos - Dissertar, Defender e Justificar - para a produção de trabalhos escolares, inserimos neste projeto educacional, um tema que nos parece fundamental para a preservação da nossa História, abrindo alguns caminhos de acesso para os fortes e fortalezas coloniais que permeiam o vasto perímetro do Brasil, indicados, como “conjunto de bem seriado”, para o Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Inúmeros estudos acadêmicos sobre fortificações coloniais, ricamente ilustrados estão disponíveis em diversos portais das áreas da Cultura, do Turismo e da História, mostrando o lado belo da arquitetura militar dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Esperamos estar chegando perto de um dos objetivos do ChatGPT (IA), no que diz respeito ao procurar e escrever sobre “qualquer coisa”. As fortificações coloniais do Brasil são a “qualquer coisa”, que buscamos alcançar, por meio de inúmeros links de acesso às diferentes publicações disponíveis na Internet. Essa busca de exemplos talvez auxilie os estudantes no desenvolvimento de um “conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais", na definição do EducaMídia.
A página do autor na plataforma mundial "academia.edu“ contém oito vídeos experimentais e quarenta e um “papers” sobre fortificações no Brasil.
Esperamos, também, surpreendê-lo de forma positiva com o nosso desejo de bem servir, expondo o saber acadêmico de ex-professor de três importantes escolas de pós-graduação do Exército Brasileiro, nos níveis especialização, mestrado em operações militares e doutorado em ciências militares e, também, atuante por 25 anos no magistério civil, aposentado como professor emérito da Universidade Católica de Santos, onde o projeto educacional encontra-se disponível na aba de extensão universitária.
Para que os arquivos operacionais (4 a 9) possam ser acessados com o foco na "metodologia" de apresentação, defesa e referências básicas, as informações complementares são alcançadas por meio de links, especialmente para as plataformas que abrigam outras pesquisas sobre fortificações coloniais do Brasil.
Neste arquivo introdutório procuramos realizar um “passeio virtual” de ambientação para que o/a visitante tenha uma ideia melhor sobre o que se pretende alcançar.
Também colocamos a seguir algumas informações sobre o processo indicativo ao Patrimônio Mundial e como ele se encontra no momento (junho de 2024).
Por fim, oferecemos a você uma exposição sobre esse projeto educacional, pois muito de assemelha a utilização do verbo indicativo, DISSERTAR.
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PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL, em busca do reconhecimento universal pela UNESCO.