Brasil
USA
Espanhol
Japão
França
Alemanha
Itália
Coréia

9. OUTROS EXEMPLOS SOBRE PROJETOS DISSERTATIVOS E EXPOSITIVOS, COM JUSTIFICATIVAS APROPRIADAS

Por fim, oferecemos a você, que nos honra com a visita a este website de domínio público, algumas alternativas que julgamos possam ser oportunas.

ARQUIVO EM CONSTRUÇÃO   

    Este arquivo é dinâmico e sempre atualizado com as últimas apresentações públicas do projeto educacional de domínio público.

   Para que o visitante tenha um acesso rápido, incluímos vinte e oito (28) links de acesso a assuntos complementares desta proposta educacional. Visite-os caso julgue oportuno.

   O livro digital - Fortins, Fortes, Fortalezas ... Por eles veremos o Brasil edificado - foi lançado em 2023 (março) sendo os três primeiros com distribuição gratuita da versão impressa, nos seguintes locais: Auditórios da Universidade Santa Cecília e da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, SP, e, no Auditório do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, Rio de Janeiro, RJ.

   Ainda, em 2023, destacamos:

   1 - o prêmio "> APOLLO DE MELHOR ANIMAÇÃO >",

com o vídeo Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, outorgado no V Festival Militum-2023, da Pátria Filmes:

 Acesso o > V FESTIVAL MILITUM-2023 >

   2 - Lançamento virtual: > VI COLÓQUI IBERO-AMERICANO >

do ICOMOS Br / UFMH, em 14/09/2023.

   

   3 - Lançamento virtual:

> VI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA >,

da Associação Nacional de História, ANPUH, em 24/10/2023.

  Nosso objetivo maior

 

MOTIVAÇÃO

   Três vídeos experimentais sobre este projeto educacional foram premiados pela Pátria Filmes, Rio de Janeiro, 26/08/2023, no Festival Militum-2023.

   > SISTEMA DEFENSIVO DO PORTO DE SANTOS >

   > FORTE DE SÃO JOÃO, BERTIOGA, SP >

   > FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE, GUARUJÁ, SP >

_______

OUTROS EXEMPLOS SIMILARES

      Exemplos de trabalhos escolares (acadêmico e/ou exploratório) para conclusão de cursos, participação em concursos ou outras apresentações que exijam "prova de conhecimentos", no formato "Dissertar, Defender e Justificar".

      Para melhor aproveitamento na utilização dos exemplos indicados abaixo, obtivemos autorização para divulgar a Metodologia Científica da EVEN3, empresa especializada em organização de eventos, dentre os quais o indicado acima, para consultas em projetos educacionais e como exemplo de uso das normas da ABNT.

    > EVEN3. METODOLOGIA CIENTÍFICA; GUIA SIMPLIFICADO PARA ESCREVER A SUA >.

Recife, PE. Acessado em 14/10/2023.

   Oferecemos então a você, um passeio virtual ao longo do vasto perímetro do Brasil, visitando simbolicamente as dezenove (19) fortificações coloniais indicadas, como "conjunto de bem seriado", ao título de Patrimônio Mundial pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -, pois este é o nosso objetivo maior.

   > PARA INCENTIVAR O VISITANTE A IR ADIANTE >,

antecipamos o "link" de acesso a uma pesquisa completa sobre o assunto, tendo como coautor o Prof. Dr. Cesar Bargo Perez: São 321 páginas, nas quais existem 214 citações referências, sendo a maioria obtida na Internet.

 

      Em seguida, oferecemos três exemplos acadêmicos, com dissertações completas e apesentadas publicamente, e links para dez (10) referências complementares.

Primeiro exemplo - Apresentação do 5º Seminário Científico ICOMOS Brasil  

   No final do ano do Bicentenário da Independência do Brasil, realizamos três palestras internacionais sobre arquitetura militar colonial. Destacamos, como exemplo, a que foi realizada no dia 08/12/2022, no 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Científico ICOMOS/LAC.

      Título: FORTINS, FORTES, FORTALEZAS ... Por eles veremos o Brasil edificado. Número: 579659

       Autor do livro: Elcio Rogerio Secomandi

       Coautores: Cristiane Carbone e João Jorge Peralta

Comissão Científica: http://[email protected]

1. Dissertar:

   O referencial dissertativo encontra-se publicado na > REVISTA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, V. 156, 2020 >

 

2. Defender

   

Acesse o > LIVRO DIGITAL COMPLETO SOBRE AS FORTIFICAÇÕES COLONIAIS >

 

Justificar

 

   Para acessar o livro digital, referencial básico, você tem duas opções:

     a - Acessos rápidos e sequenciais por meio dos dez pequenos arquivos capitulares (1 a 10), sem necessidade de “download”. Basta retornar (<) ao link inicial e rolar a tela a fim de alcançar os dez arquivos individuais.

   b - Para alcançar o > LIVRO DIGITAL COMPLETO >, hospedado na página do autor, na plataforma mundial "academia.edu".

   O tema proposto refere-se a:

     1.  uma viagem virtual pelo entorno do Brasil apreciando os dezenove quadros, óleo sobre tela, da artista plástica Cristiane Carbone, seguidos de uma frase explicativa sobre cada uma das fortificações indicadas para o Patrimônio Mundial. Adicionamos também, acessos individuais (links) para cada uma das fortificações, por meio da plataforma "fortalezas.org", da UFSC.

     2. breve histórico sobre duas fortificações que deram origem à cidade do Rio de Janeiro: Forte de São João (1551), Bertioga, SP, e Fortaleza de São João (1565), Rio de Janeiro, RJ.

     3.  uma viagem marítima pontual, realizada em 2015, entre as duas fortificações indicadas acima, reconstruindo, 450 anos depois a epopeia de Estácio de Sá (1565), dando origem à cidade do Rio de Janeiro e a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara (1567).

     A última parte, referente à "história na prática", pode ser avaliada por meio de um pequeno Videoclipe da Marinha do Brasil, com informações sobre a recepção da flotilha - "cinco caravelas dos nossos dias" (veleiros oceânicos) - nas proximidades do istmo que liga os morros Pão de Açúcar e Cara de Cão, onde foi erguida a > FORTALEZA DE SÃO JOÃO, RIO DE JANEIRO, RJ, EM 1565 >.

 

 Segundo exemplo: Turismo militar na Baía de Guanabara

    Autor: Antônio Ferreira Sobrinho, Coronel de Artilharia, veterano, ex-comandante do complexo de fortificações de Niterói, RJ    

Texto completo publicado na > REVISTA I UFPR >

 

   O artigo, no formato de uma dissertação de mestrado, aborda o uso do Patrimônio Histórico e Cultural Militar existente no entorno da Baía de Guanabara. Antecipamos apenas o resumo (abstract).

Resumo (Abstract)

   O presente estudo tem o objetivo de levantar as possibilidades de desenvolvimento do turismo militar, usando o patrimônio histórico e cultural militar, existente no entorno da Baía de Guanabara, como atrativos nos roteiros turísticos das cidades do Rio de Janeiro/RJ e Niterói/RJ, particularmente aqueles que possam ocorrer por via marítima. Para isso, foi realizada uma análise comparativa entre os cenários já existentes e com possibilidades reais de integração no circuito de turismo militar e uma pesquisa de campo para descobrir a infraestrutura náutica existente, especificamente atracadouros. Foram avaliadas, também, as condições de utilização desse patrimônio para o desenvolvimento de roteiros com base na temática histórico-cultural e militar, de forma a atender as demandas turísticas náuticas da Baía da Guanabara, atualmente restritas aos passeios contemplativos de suas águas, ilhas e fortificações. As observações colhidas revelaram um grande potencial turístico a ser explorado.

   Palavras-Chave: Turismo; Patrimônio Histórico e Cultural Militar; Turismo Militar; Turismo Náutico.

Se desejar, antecipe a leitura deste exemplo, assistindo o vídeo sobre

Implantação do Turismo Militar na Região da Baía de Guanabara:

> Projeto desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) >.

 

Terceiro exemplo - Dissertação de mestrado

    O exemplo acessado pelo link abaixo tem reprodução autorizada, por deferência da orientadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos da Ciência e Tecnologia (PPACT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da própria autora, Me. Janaina Magalhães Ângelo. Tivemos a grata satisfação de participar da Banca Examinadora. Apresentamos, com a devida autorização autora e da > BANCA EXAMINADORA DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PPACT >.

 

    _________

Referências complementares, no formato Dissertar, Defender e Justificar.

     Publicações do autor e coautores na plataforma mundial "academia.edu" na página do autor/pesquisador independente, também podem orientar o visitante com outros exemplos sobre os três níveis indicados: dissertativo, expositivo e referenciais de consulta: https://independent.academia.edu/ElcioRogerioSecomandi

    O primeiro modelo é sobre a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, uma das fortificações coloniais indicadas para o Patrimônio Mundial/UNESCO.

1. Dissertar

    a. Artigo desenvolvido no modelo tradicional (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências), porém, com todos os parágrafos iniciando-se com a > PALAVRA-CHAVE: SANTO AMARO >

     b. Outro artigo do autor, relacionado com a publicação de treze crônicas da saudosa > JORNALISTA LYDIA FEDERICCI (1919-1994) >,

na coluna quinzenal, no jornal A TRIBUNA - "Gente e Coisas da Cidade" - incentivando os trabalhos de restauração da Fortaleza de Santo Amaro, Guarujá, SP.

 

2. Defender

    Modelo de apresentação oral sobre o tema Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, complementado com pequeno vídeo experimenta.

   Acesse a > APRESENTAÇÃO ICONOGRÁFICA >

   Acesse o > VÍDEO COMPLETO PREMIADO PELA PÁTRIA FILMES 2023 >

   Acesse o > LIVRETE COMPLETO SOBRE A FORTALEZA DE SANTO AMARO >

3.Justificar

   As fontes de consulta estão nas partes finais de cada um dos exemplos acima.

_______

   Outros modelos sobre fortificações coloniais indicadas para o Patrimônio Mundial/UNESCO, com apresentações, exposições e referencias básicas.

    1. Dissertativo

     Apresentação do projeto educacional no > XXIX COLÓQUI DE HISTÓRIA MILITAR >, Ministério da Defesa de Portugal, CPHM, Lisboa, 2020.

 

     2. Expositivo

    > ENSAIO SOBRE TURIAMO VIRTUAL >,

tendo como coautor o Prof. Dr. Cesar Bargo Perez.

      3. Livro digital

     Livro digital reproduzido em PDF. Versão digital / 2020, precedida por edições impressas (2013 / 2014 / 2015). Os autores e a Navegar Editora resolveram editar esta versão digital e colocá-la ao alcance de todas as pessoas físicas e jurídicas que se preocupam com a preservação da > NOSSA HISTÓRIA PELA PERFIL MILITAR EDIFICADO NO LONGO PERÍODO COLONIAL >.

 

    Finalizamos estas indicações como um pequeno vídeo experimental, realizado com drones, sobre o  > SISTEMA DEFENSIVO DO PORTO DE SANTOS, SP >.

     E, um vídeo sobre um percurso histórico realizado na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande em 1999. Trata-se da abertura de uma trilha sob a Mata Atlântica, para alcançar as ruínas de um reduto de observação e de defesa aproximada e de um paiol de munição de artilharia, no topo do esporão rochoso situado na embocadura do estuário do Porto de Santos, São Paulo.

_________  

      O livro digital tem uma versão impressa, apoiada pela MSC, para distribuição gratuita, o que foi realizado por meio de três lançamentos sucessivos: auditório da Universidade Santa Cecília e Pinacoteca Benedicto Calixto, ambas em Santos, SP, e auditório do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, Rio de Janeiro, RJ.

     Um amigo, Dr José Geraldo Gomes Barbosa, colaborador deste projeto educacional tem uma colocação bastante otimista sobre o que fazemos pelo > PERTENCIMENTO >.

      Acese o link a seguir, caso queira saber > UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO EM PAUTA >.

 

   A autor deste projeto educacinal colaborou na preparação de um  projeto da artista plástica Cristiane Carbone, no qual ela expõe

> QUADROS, TODOS IGUIAIS (40X30 cm) >,

sobre o "conjunto de bem seriado", composto por dezenove (19) fortificações coloniais, amplamente divulgado nesta proposta educacional de domínio público. 

   Para finalizar com uma busca mais abrangente de exemplos dissertatórios, sugerimos uma consulta ao livro digital > PATRIMÔNIO CULTURAL DE ORIGEM MILITAR >: contribuições do ICOFORT RIO 2017 Roberto Bartholo, Flávia Ferreira de Mattos e José Claudio dos Santos Júnior (organizadores). Rio de Janeiro: Florescer, 2019. ISBN 978-85-98644-53-0 1. Fortificações. 2. Patrimônio cultural - Proteção - Congressos. I. Bartholo, Roberto II. Mattos, Flávia III. Santos Júnior, José Claudio dos.

 A publicação contém trinta e uma (31) apresentações sobre fortificações mundo afora, sendo o último artigo produzido pelo autor desta proposta educacional: Relato de uma Experiência, páginas 381 a 386.

 

_______ Arquivo atualizado em 22/10/2023

   AGRADECEMOS A SUA VISITA, na esperança de que nos acompanhe nesta viagem virtual.

         Embarque neste "tapete mágico da História" e Boa Viagem!!!

         Prossiga consultando o livro digital (arquivos 1 a 10), referência básica para este projeto educacional de domínio público.

__________

.   

Caso queira acessar a Linha-do-Tempo completa e buscar os demais arquivos, clique, abaixo, em Voltar.



© Secomandi.com.br - Projeto Educacional