Brasil
USA
Espanhol
Japão
França
Alemanha
Itália
Coréia

5. CAPÍTULO IV - A PRIMEIRA ETAPA DA RECONSTRUÇÃO DA EPOPEIA DE ESTÁCIO DE SÁ

Entre Bertioga e Angra dos Reis _Prossiga pelos arquivos sequenciais (<).

           
   
     
 
 
     

CAPÍTULO IV

DIÁRIO DE BORDO FOTOGRÁFICO

     Síntese do “diário de bordo” editado pelo comodoro da expedição, Prof. Dr. Volnys Bernal, ilustrado com belas fotos por ele gentilmente disponibilizadas.

1. Partida das caravelas dos nossos dias

     Antes da partida, reproduzindo a tradição da época, cada veleiro foi abençoado, em cerimônia promovida pela Prefeitura de Bertioga.

  

      A flotilha partiu (20/02/2015), com acompanhamento inicial de diversas embarcações na embocadura do Canal de Bertioga, para realizar a navegação noturna até a Ilha Anchieta, com chegada prevista para o início da manhã do dia seguinte. Em seguida, houve uma visita ao Parque Estatual e um churrasco promovido pelos tripulantes.

2. Primeira etapa da simulação da epopeia de Estácio de Sá

              Entre Bertioga e Angra dos Reis

Anotações do “Diário de Bordo”, Comodoro Volnys Bernal(*13).

    

     Participaram da 1ª etapa os veleiros Jazz IV (comandante Volnys Bernal), Triunfo II (comandante João Peralta), Kilimanjaro (comandante Philippe Gouffon) e Serenata I (comandante Hélio Solha).  Na 2ª etapa, os veleiros Napoleão (comandante Maurício Napoleão) e TYR (comandante Matheus Eichler) se integraram à flotilha.

     A partida da flotilha de Ilha Anchieta, rumo a Angra dos Reis, ocorreu antes dos primeiros raios de sol (dia 22 de fevereiro de 2015), navegando o dia todo de um domingo ensolarado, e ancorando na BR Marinas.

      A maioria da tripulação retornou a São Paulo, para seus afazeres profissionais, deixando os veleiros hospedados na marina.

    

     A flotilha permaneceu ancorada até o dia 28, pela manhã, quando zarpou rumo ao Rio de Janeiro. Essa espera em Angra dos Reis durante uma semana se tornou necessária, pois o plano de viagem previa a chegada à embocadura da Baía de Guanabara na manhã do dia 1º de março de 2015.

     Naquela manhã ensolarada de 1º de março de 2015, a expedição marítima participou simbolicamente das comemorações dos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro, realizadas na Fortaleza de São João de Guanabara.

     O “Diário de Bordo” do comodoro da expedição, Prof. Dr.  Volnys Bernal, registra: ... “o Cruzeiro Forte de São João consistiu em uma navegação em flotilha de veleiros partindo do Forte de São João, em Bertioga, com destino ao Rio de Janeiro, reproduzindo após 450 anos a trajetória que fizeram as embarcações da Expedição de Estácio de Sá em 1565.”

     Para viabilizar o Cruzeiro, a ABVC teve a participação fundamental de Elcio Rogerio Secomandi na interlocução com algumas entidades importantes para a logística do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______________

   

Caso queira acessar a Linha-do-Tempo completa e buscar os demais capítulos, clique, abaixo, em Voltar.

 



© Secomandi.com.br - Projeto Educacional